Jogadores competindo em brazino777 mobile app um torneio de League of Legends
Esporte eletrônico (português brasileiro) ou desporto eletrónico (português europeu), também conhecido 🧬 como ciberesporte ou pelo anglicismo esports, e-sports ou eSports,[1] são alguns dos termos usados para as competições em brazino777 mobile app que 🧬 se utilizam jogos eletrônicos.[2] Os esportes eletrônicos geralmente assumem a forma de competições de jogos multijogador organizadas, particularmente entre jogadores 🧬 profissionais, individualmente ou em brazino777 mobile app equipes. Embora as competições organizadas façam parte da cultura dos jogos eletrônicos há muito tempo, 🧬 elas aconteciam principalmente entre amadores até o final dos anos 2000, quando a participação de jogadores profissionais e a audiência 🧬 desses eventos por meio de transmissões ao vivo tiveram um grande aumento na popularidade.[3][4] Na década de 2010, os esportes 🧬 eletrônicos eram um fator significativo na indústria de jogos eletrônicos, com muitos desenvolvedores de jogos projetando e fornecendo financiamento para 🧬 torneios e outros eventos.
Os gêneros de jogos mais comuns associados ao esporte eletrônico são os de estratégia em brazino777 mobile app tempo 🧬 real (RTS), tiro em brazino777 mobile app primeira pessoa (FPS), luta, esportes simulados, cartas e arenas de batalha (MOBA). Franquias populares de 🧬 esporte eletrônico incluem Counter-Strike, Dota, Free Fire, League of Legends, Rainbow Six Siege, StarCraft, Street Fighter, Valorant, entre outros. Torneios 🧬 como o The International de Dota 2, o Campeonato Mundial de League of Legends, o específico para jogos de luta 🧬 Evolution Championship Series (EVO) e os Campeonatos Majors de Counter-Strike: Global Offensive fornecem tanto transmissões ao vivo das competições, como 🧬 prêmios em brazino777 mobile app dinheiro para os concorrentes. Embora a legitimidade dos esportes eletrônicos como uma verdadeira competição esportiva permaneça em 🧬 brazino777 mobile app questão, eles foram apresentados ao lado de esportes tradicionais em brazino777 mobile app alguns eventos multinacionais na Ásia, com o Comitê 🧬 Olímpico Internacional também tendo discutido brazino777 mobile app inclusão em brazino777 mobile app futuros eventos olímpicos.
Historicamente, os esportes eletrônicos eram dirigidos a uma pequena 🧬 audiência de nicho, com pouca representação nos meios de comunicação de massa, como a televisão. Devido a isso, a crescente 🧬 disponibilidade de plataformas de streaming de
on-line, especialmente a Twitch, tornaram-se centrais para competições de e-sports atuais.[5] O primeiro 🧬 jogo a ser considerado um esporte eletrônico foi o Netrek, pela revista Wired em brazino777 mobile app 1993.[6]
O mercado global de esporte 🧬 eletrônico gerou um lucro de 325 milhões de dólares em brazino777 mobile app 2024 e, em brazino777 mobile app 2024, já teve receita de 🧬 906 milhões de dólares[7]; o público mundial de esportes eletrônicos em brazino777 mobile app 2024 foi de 226 milhões de pessoas.[8]